Instituto Ricci de Macau
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
O Instituto Ricci de Macau é uma associação não lucrativa associada à Companhia de Jesus em Macau. Destina-se à promoção cultural e a promover a compreensão entre a cultura chinesa e o resto do mundo. Toma o nome do missionário italiano Matteo Ricci (1552-1610), um dos principais jesuítas ativos no Oriente.
O Instituto foi fundado no dia 10 de dezembro de 1999, alguns dias antes da transferência da soberania de Macau de Portugal para a China, sendo reconhecido como instituto público no ano seguinte.
Para além de inúmeras actividades culturais, o Instituto promove a publicação de diversos livros, bem como da revista trimestral "Chinese Cross Currents" em inglês e chinês. O instituto também possui uma biblioteca - batizada em homenagem ao jesuíta português Tomás Pereira (1645-1708) - com mais de 15000 mil livros e periódicos em chinês e línguas ocidentais.
Referências
[editar | editar código-fonte]- Sítio do Instituto Ricci de Macau (em inglês)
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Biblioteca Tomás Pereira do Instituto Ricci de Macau[ligação inativa] (em inglês)
- Institut Ricci de Paris (em francês)
- The University of San Francisco Ricci Institute (em inglês)
- Taipei Ricci Institute (em inglês)